Conheça nosso serviço
Os ruídos são considerados como condições de insalubridade para o trabalhador de acordo com a legislação brasileira. Por isso a Avaliação de Ruído deve ser feita de acordo com as normativas, de forma a assegurar as condições adequadas para o trabalho!
Veja mais sobre Avaliação de Ruído acompanhando o texto a seguir!
A avaliação de ruído deve ser realizada considerando critérios técnicos e de segurança para o trabalho. Ela é muito importante porque o ruído é considerado uma condição de insalubridade para o trabalhador a depender da intensidade.
Os passos para elaboração dessa avaliação incluem:
Para a avaliação de ruído, o Laudo de Ruído deverá ser elaborado a partir da medição em decibéis dos ruídos existentes no ambiente da empresa em funcionamento. Ou seja, os ruídos devem envolver todas as máquinas e equipamentos em situação normal de trabalho.
O dosímetro é importante para avaliar exatamente o nível de exposição aos ruídos a que estão expostos os trabalhadores. Esse tipo de registro com dosímetro deverá ser feito todos os anos e não somente para a avaliação inicial.
A NR15 é a normativa do Ministério do Trabalho que estabelece os limites máximos permitidos para exposição aos ruídos no ambiente de trabalho. Essa normativa é fundamental para que as condições de trabalho e equipamentos adequados sejam garantidos ao trabalhador.
Quando a Avaliação de Ruídos é feita de forma adequada e as medidas corretas são tomadas para evitar ao máximo a exposição dos trabalhadores, a empresa consegue ganhar muito em termos de investimento.
Conte sempre com a ajuda de uma empresa especializada para elaboração adequada de sua Avaliação de Ruídos! Entre em contato hoje mesmo com a Bueno Mota Engenharia e conheça os melhores profissionais!