Conheça nosso serviço

Desmobilização e Remoção de Tanques de Combustíveis

Desmobilização e Remoção de Tanques de Combustíveis

A remoção de tanque de combustível é realizada de acordo com as instruções do Anexo VI – Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis, emitido pela CETESB. Esses tanques podem armazenar combustíveis, produtos químicos e outras substâncias potencialmente poluidoras.

No processo de remoção de tanques, a retirada de tanques de combustível, aéreo ou subterrâneo, de um determinado empreendimento não implica no encerramento de suas atividades, podendo essa fazer parte de um processo de reforma, modernização de equipamentos, entre outras razões, da mesma forma acontece com outros equipamentos do sistema de abastecimento como bombas, bicos, mangueiras, tubulações, entre outros.

É necessária uma investigação para identificar se ao longo do tempo e/ou durante o processo de desmobilização ou retirada de tanques de combustível, houve vazamento de produtos químicos que possam causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Fazem parte do procedimento para investigação de passivo ambiental durante a remoção de tanques de combustíveis: a coleta de dados (características, condições atuais e históricas dos tanques), a medição das concentrações de vapores do solo, coleta e análises de amostras de solo de fundo de cava (tank excavation) no caso de tanques subterrâneos, sondagens ambientais para coleta de amostras de solo no caso de tanques aéreos e, emissão de Relatório Técnico de Remoção de Tanques.