Conheça nosso serviço

EAR, Estudo de Análise de Riscos

EAR, Estudo de Análise de Riscos

O Estudo de Análise de Riscos, que é mais conhecido como EAR, é uma forma de apontar os riscos existentes para a segurança do trabalho e que consta das normativas do Ministério do Trabalho.

Se você quer saber mais sobre a elaboração e implementação do EAR, acompanhe todas as informações que se seguem!

Como é feito o Estudo de Análise de Riscos?

O Estudo de Análise de Riscos é realizado de forma a considerar toda e qualquer implicação de risco para a segurança do trabalhador que exista no ambiente. Seu objetivo é minimizar ou eliminar os riscos da melhor forma possível.

Embora a legislação não exija que o EAR seja feito por um profissional especializado, é extremamente importante para a empresa e o trabalhador a qualidade do estudo e viabilizada das ações propostas.

Isso porque identificar os riscos reais e minimizá-los evita a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho que podem ser danosos para a vida e a integridade do trabalhador e comprometer seriamente a empresa por vias judiciais.

Quem está obrigado a fazer o EAR?

Em qualquer empresa onde se reconhece a existência de possíveis riscos para o trabalho, o Estudo de Análise de Riscos deverá ser elaborado. Seja na construção civil, indústrias ou manipulação de matérias primas é importante que a empresa esteja de acordo com a legislação vigente.

Para sua elaboração devem ser consideradas diversas características, desde condições físicas do local até as condições mais subjetivas que podem acarretar acidentes. No Estudo de Análise de Riscos também deverão estar as ações para minimizar ou eliminar riscos de acidentes.

Conte sempre com consultoria especializada para elaborar seu Estudo de Análise de Riscos e ande de acordo com a legislação! Contrate os serviços da Bueno Mota Engenharia e fique tranquilo!