Conheça nosso serviço

Investigação Ambiental Confirmatória

Investigação Ambiental Confirmatória

Segundo a Decisão de Diretoria nº 038/2017 da CETESB (DD 38 CETESB), a etapa de Investigação Ambiental Confirmatória tem como objetivo principal caracterizar as atividades potencialmente poluidoras que já foram desenvolvidas e também aquelas que estão em pleno funcionamento na área sob avaliação. A Investigação Confirmatória também identifica áreas fonte com potencial de contaminação, embasando sua classificação como Área Suspeita de Contaminação (AS), orientando assim, a execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

A Investigação Confirmatória CETESB é a segunda etapa no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que tem por objetivo atestar ou não a presença de passivos ambientais. Nela, são analisados os aspectos relativos ao meio físico e as características físicas e químicas dos contaminantes, bem como o seu comportamento no meio em que está inserido (solo e água).

Um dos procedimentos da Investigação Confirmatória de Passivos Ambientais é a realização de sondagens ambientais para caracterização e descrição do solo, e também, a coleta de amostras de solo para análise. Nesta etapa, há a instalação de poços de monitoramento para amostragem de água subterrânea. Os métodos de amostragem de água subterrânea baixa vazão obedecem às Normas e Recomendações pertinentes, as amostras de solo e água são encaminhadas para laboratório acreditado na Norma ISO 17.025, que garante o procedimento e a procedência.

Na sequência, os resultados são analisados e comparados com valores orientadores da CETESB.

Se ao término da etapa de Investigação Confirmatória, a área for classificada como área contaminada (AC), faz-se necessário a execução dos demais estágios do processo de gerenciamento, como a investigação ambiental detalhada, o monitoramento ambiental, o plano de intervenção, a avaliação de risco à saúde humana, etc.
Uma Investigação Ambiental Confirmatória adequada e bem executada poderá determinar com certeza e rigor se a área em questão está contaminada ou não, e, em caso afirmativo, que tipo de contaminação se trata.